terça-feira, 7 de abril de 2015



Autoestima baixa, constantes humilhações e piadinhas de mau gosto. Qualquer pessoa acima do peso já experimentou, em algum nível, um pouco desses ingredientes. Algumas “brincadeiras” aparentemente inofensivas são cruéis: podem ferir e acabar com o ânimo. Mas, se existir uma fórmula de como responder a provocações, quem conhece é Carol Camboa, de Borborema (SP).
Ela era o motivo de piada entre os colegas da turma. Estava com 111kg. Certo dia, chegou em casa chorando e disse com firmeza que iria emagrecer de vez. As mudanças que ela fez no cardápio e o adeus ao sedentarismo, de início, foram cruéis. Ela estava acostumada com certo estilo de vida e o mudou radicalmente. “No começo”, diz Carol, “foi horrível. Eu até passava mal”. Mas, aos poucos, ela se acostumou.

O que você incomodava você no seu corpo antigo?
Praticamente tudo, mas especialmente a gordura abdominal.
Por que você tomou a decisão de emagrecer? Teve algum momento definitivo, que foi a “gota d’água” para o início da sua dieta?
Eu estava cansada da humilhação, de ser a “diferente” da turma, de ser motivo de piada. Lembro que era uma segunda-feira. Cheguei em chorando em casa depois de sair da escola. Falei para minha mão que iria emagrecer. Dali em diante comecei a mudar.
Quais são os hábitos alimentares que você modificou? Foi muito difícil mudar?
Troquei os salgadinhos pelas frutas; as frituras pelos grelhados; as massas por sopas. No começo, foi horrível. Eu até passava mal! Mas aí eu me adaptei. Eu vivo “de dieta”, sem sacrifícios: me reeduquei. Se eu comer algo errado, meu corpo reage e meu estômago fica doendo.
11006430_824131657669118_5947354218301598759_n
Você era sedentária? Quais exercícios você pratica hoje? Como os exercícios físicos te ajudaram?
Eu era muito sedentária. Hoje em dia, se não estou na academia, faço caminhada. Os exercícios me ajudam muito, além de me ajudarem a aliviar o estresse acumulado durante o dia.
Como você lida com o desânimo? O que você faz para aumentar a sua motivação e continuar seguindo em frente?
Esses tempos, eu estava muito para baixo. Estava me achando gorda novamente. Eu até consultei uma psicóloga. Mas, quando isso acontece, eu vejo minhas fotos de antes e depois, o que me motiva.


0 comentários :

Postar um comentário